domingo, janeiro 16, 2005

Procrastinação

Muitas vezes em entevistas de emprego, fazem a pergunta "Qual é o teu pior defeito?"
Sempre achei a pergunta estúpida, porque é um convite à mentira e as chances de obter uma resposta sincera a essa pergunta são nulas. Certamente o entrevistador não poderá aferir a maneira da pessoa responder, porque os candidatos mais preparados (não necessariamente os melhores, que são os que se querem encontrar) já têm uma resposta pré-feita.
Para mim sempre foi díficil responder a esta pergunta. Para além de a achar estúpida, nunca gostei de mentir... Pior... não me conheço nenhum defeito (digai vós, se vós os tendes), a não ser o facto de gostar de sempre fazer melhor, se sempre dar mais de mim... Aquilo a que se chama perfeccionismo.

O que é mau.

Muito mau !

O segundo maior problema do perfeccionista, nem é fazer as coisas bem (duh !!!) . É não fazer coisas más !!! Ainda não perceberam o catch ? Está lá escrito... Não fazer. Felizmente como reconheço o defeito consegui no passado mentalizar-me que há coisas que não saem tão bem como eu gostaria e conseguir viver com o resultado. Pronto problema resolvido. Este blog é um exemplo !!! :D
O maior problema... e a HBR reconhece-o como um problema isolado na sua edição de Junho. É a procrastinação. Felizmente não é um problema crónico, e aceitar resultados sub-óptimos permite-me trabalhar numa óptica de melhoria continua. Daí mais uma vez, não contar para defeito.