The west is the best
No dia em que temos novo papa, continuo no marketing.
Já é antiga a ideia da BBDO de uma campanha em que se associa Portugal ao Oeste em vez de ao Sul. No que eu vejo como uma tentativa de ganhar a conta do ICEP, até se deram à despesa de fazer o trabalho criativo.
A ideia, parece-me uma boa ideia. No fundo é considerar Portugal a Califórnia europeia e fazer uma campanha com isso em fundo. Se a ideia pega, começamos nós a pensar em ser californianos.
Contudo, pouco mais é do que uma campanha de imagem que não esconde as diferenças.
Porquê?
Pensemos porque é a Califórnia a região mais rica do mundo, e porque não poderá atingir Portugal um estado semelhante?
A Califórnia é semi-desértica com clima mediterrânico, geografia acidentada. Fica longe de tudo o resto, separada dos Estados Unidos por uma cadeia montanhosa e um deserto.
Acho que as semelhanças ficam por aqui.
A Califórnia começou a desenhar-se na segunda metade do século XIX como a terra da oportunidade. Primeiro foram os pioneiros em busca de terrenos livres, depois as febres do ouro, finalmente o sonho dourado do cinema. Estes fenómenos, trouxeram para o Oeste americano, milhares de aventureiros. Pessoas com gosto pelo risco e a aventura. Empreendedores. Esta é a diferença fundamental.
Se queremos ser a terra da oportunidade europeia, a "Europe's West Coast", temos mais do que limpar a cara, temos que passar aos actos. Tornar, de facto, Portugal atractivo para os empreendedores, para os aventureiros, para as pessoas que gostam de riscos. Só assim venceremos o marasmo.
Já é antiga a ideia da BBDO de uma campanha em que se associa Portugal ao Oeste em vez de ao Sul. No que eu vejo como uma tentativa de ganhar a conta do ICEP, até se deram à despesa de fazer o trabalho criativo.
A ideia, parece-me uma boa ideia. No fundo é considerar Portugal a Califórnia europeia e fazer uma campanha com isso em fundo. Se a ideia pega, começamos nós a pensar em ser californianos.
Contudo, pouco mais é do que uma campanha de imagem que não esconde as diferenças.
Porquê?
Pensemos porque é a Califórnia a região mais rica do mundo, e porque não poderá atingir Portugal um estado semelhante?
A Califórnia é semi-desértica com clima mediterrânico, geografia acidentada. Fica longe de tudo o resto, separada dos Estados Unidos por uma cadeia montanhosa e um deserto.
Acho que as semelhanças ficam por aqui.
A Califórnia começou a desenhar-se na segunda metade do século XIX como a terra da oportunidade. Primeiro foram os pioneiros em busca de terrenos livres, depois as febres do ouro, finalmente o sonho dourado do cinema. Estes fenómenos, trouxeram para o Oeste americano, milhares de aventureiros. Pessoas com gosto pelo risco e a aventura. Empreendedores. Esta é a diferença fundamental.
Se queremos ser a terra da oportunidade europeia, a "Europe's West Coast", temos mais do que limpar a cara, temos que passar aos actos. Tornar, de facto, Portugal atractivo para os empreendedores, para os aventureiros, para as pessoas que gostam de riscos. Só assim venceremos o marasmo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home