terça-feira, maio 10, 2005

Microeconomia 2

A curva da oferta é, na zona relevante, e no curto prazo, positivamente inclinada, quer isto dizer que quanto mais caro for um bem, mais empresas estarão dispostas a vendê-lo.·
Nesta altura lá está um gajo com o braço no ar a espingardar, "mas oh Sr. Professor, há bens que os custos descem com o aumento da produção, e isso não está reflectido no modelo."

Ao que o professor responderia ao aluno que ele desta vez tem razão. Não invalidaria o encherte de porrada.
Existem bens que beneficiam de economias de escala na produção e que por este facto, quanto mais se produzir, mais baratos eles se tornam. São o caso dos bens com investimentos iniciais muito elevados. Mas mesmo estes bens, a partir de um determinado momento, começarão a exibir um padrão de custos crescentes. Daí se falar na zona relevante da curva da oferta.·
O que está por trás deste princípio é a lei dos rendimentos marginais decrescentes que diz que para acrescentando cada vez mais de um (e apenas um) factor numa produção, os rendimentos adicionais obtidos por esse aumento de factor serão cada vez menores, podendo no limite tornar-se negativos.
Tornando as coisas palpáveis. Eu tenho uma loja, e coloco lá vendedores. O primeiro que coloco aumenta-me brutalmente as vendas, o segundo até poderá aumentar mais devido a factores psicológicos, o terceiro... , mas ao colocar o 100º a loja deixará de ter espaço para receber clientes e eu deixarei de poder vender.
Esta lei aplica-se, porque no curto-prazo eu não posso alterar os factores fixos de produção. É óbvio que no longo prazo, tendo eu boas vendas, poderia aumentar a loja, ou comprar outra, de forma a poder acomodar os 100 vendedores da forma mais eficiente. É por isso que no longo prazo as curvas de oferta tendem a ser mais planas do que no curto prazo.