quarta-feira, janeiro 03, 2007

Europa 27

Com o ano novo, a União Europeia cresceu e somou mais dois membros, a Bulgária e a Roménia. É bom, é mau ? Nem sei. Só sei que agora está na moda os inquéritos sobre isso e que é normal as pessoas dizerem que sim. Sim, concordo que a Turquia entre para a UE. Ou sim, concordo com esses dois países.

Eu digo, não concordo.

Porquê ? Não é porque seja bom ou mau que não concordo. É porque estou mesmo anti-europeísta, e para as coisas crescerem, devia-se pensar muito bem no que se anda para aqui a fazer. Senão, e é esta a minha opinião sobre o assunto, a Europa vai crescer tanto até se esvaziar de conteúdo (se é que isso não aconteceu já).

Quando Portugal entrou, a CEE tinha um propósito claro: A livre circulação de pessoas, bens e capital.

Passados 20 anos, acho que ainda não chegamos a isso, e cada vez mais nos afastamos. E quanto mais crescemos, pior. Basta pensar: Será que a livre circulação de pessoas não vai ser afectada pela adesão da Turquia ?

A livre circulação de bens também é uma miragem. A verdade, verdadinha é que eu não posso ter um carro com matrícula alemã. E toda a gente concorda com isso. Eu não !

E quanto ao Capital... Basta pensar que existem regras diferentes para pagar juros a portugueses e a europeus.