quarta-feira, janeiro 24, 2007

Electricidade

Há coisas que não entendo neste país.

Houve aqui há uns tempos neste país, um palhaço que disse, por um qualquer motivo que a razão desconhece, que a electricidade para o consumo doméstico devia aumentar 16%. Ora, sabendo que este palhaço trabalhava num organismo que é suposto defender o mercado do poder de monopólio da EDP, sabendo que a inflação está em cerca de 3%, sabendo que os consumidores portugueses são dos que pagam a electricidade mais cara na Europa, sabendo que a EDP continua a ser uma empresa extramente lucrativa, algumas soluções me parecem possíveis, para além do facto de ter os ditos bem no sítio (ou cara de pau):

- É amigo (trabalhou na EDP, tem contactos importantes, é protegido, qualquer coisa desse género);
- Untaram-lhe as mãos (Portugal deve ser o único país do mundo onde isto não é normalmente considerado possível);
- Enganou-se e era para dizer que a electricidade devia descer 16%. Depois não quiz dar a mão à palmatória;
- É parvo (também uma hipótese a não descurar);
- Tem um estudo técnico à prova de todas as dúvidas (mas mesmo no fim da lista);

Tudo isto me parece perfeitamente normal. São coisas da vida.

O que eu não acho normal, é ninguém ter feito estas questões e toda a gente ter ficado ofendida por o Governo o ter contariado.

Será que existia mesmo um estudo independente e a toda a prova ? Eu não acredito, mas isso também parece que tenha sido questionado.
Será que ele agora trabalha na EDP ? Eu não sei, também ninguém sabe e ninguém está muito preocupado em saber.

É isto que eu não percebo.