quarta-feira, março 30, 2005

Fui traído

Ontem tinha escrito um post tão porreiro, daqueles que saem bem à primeira. E o blogspot ficou com ele em Oblivion.
Agora só volto a escrever amanhã.

segunda-feira, março 28, 2005

Bored as fuck (today)

Páscoa são amêndoas, coelhos e ovos.

Fim de semana grande em Vila Velha, dormir 10 horas por dia, ler, ver T.V. até à exaustão com a lareira acesa, perder 1 hora no sábado à noite, ouvir música alternativa no Património, comer bem no Domingo, provar uma tijelada e voltar para casa.

A tradição ainda é o que era.

quinta-feira, março 24, 2005

Páscoa

Celebra-se mais uma Páscoa.
O Governo, deu a quinta-feira à tarde aos funcionários públicos, gesto seguido por muitas empresas.
Os portugueses, previsíveis como sempre, invadiram os centros comerciais para comprar amêndoas.
A partir desta hora devem estar a entupir a estrada para o Algarve.

terça-feira, março 22, 2005

Basel Agreement

Estou ansioso pela Páscoa. Vou ter um fim de semana de três dias e meio a descansar. Estou a precisar. Enquanto isso vou procurando na Amazon por livros sobre o segundo acordo de Basileia.
(...)
Encontrei !!

Os bancos são o principal receptáculo das poupanças de uma grande parte da população. Ao mesmo tempo, desempenham um papel fulcral no desenvolvimento das sociedades capitalistas, servindo de meio preferencial e razoavelmente eficiente, de transformar as poupanças dos aforradores em investimento nas empresas. A falha de um banco, pode ter impactos muito graves numa sociedade: perdas reais de dinheiro da população; perda de confiança no sistema com dificuldade em transformar poupança em investimento, e eventualmente um propagar do falhanço a outros bancos. Por estes motivos a actividade bancária é fortemente regulamentada para tentar evitar o falhanço de um banco.

O Bank for International Settlements funciona como Banco de último recurso dos Bancos Centrais, e através de um processo de auto-regulamentação entre estes bancos centrais, criou-se o primeiro acordo de Basileia em 1988. Este acordo funciona como pedra basilar da regulamentação prudencial dos bancos, e é imposta em Portugal pelo Banco de Portugal através de normas (avisos).

Este acordo, basicamente impõe que cada activo que o banco detenha (com algumas atenuantes pelo meio), esteja coberto com capitais próprios em 8%. Ou seja, em português, por cada 100 euros que eu peço ao BCP para comprar a casa, o Engenheiro tem que entrar com 8. (não pode financiar tudo com depósitos, que são a fonte mais barata de dinheiro de um banco). Esta norma limita fortemente os riscos que um banco pode correr, colocando limites ao tamanho que pode ter.

Acontece que de 1988 até hoje muita água passou por baixo da ponte. E está aí a rebentar um segundo acordo. Há que estudar. Há que estar actualizado.

segunda-feira, março 21, 2005

Equinócio

Argh !!! Isto é o que dá uma pessoa não escrever na agenda as ideias de manhã.

Hoje a noite tem a mesma duração do dia. Apartir de amanhã os dias são maiores. Como não podia deixar de ser num dia primaveril, temos chuva !!!
Como dia em que começa a Primavera, foi instituído o dia Mundial da árvore. Aquele dia em que todos deviamos ir ao campo plantar uma árvore. Fica para o ano... ou para o outro.

Sem assunto

Não consegui pensar em nada de extraordinário para escrever hoje.
Ando a pensar em algumas coisas de microeconomia engraçadas, ando a pensar em fazer o reality check, ando a pensar em escrever sobre a primeira cruzada anti-lobby do Sócrates ou no programa do governo.
Ando a pensar demais e a escrever pouco.

Lembrei-me que aqui há uns tempos ouvi na rádio que os portugueses são o povo que em média se deita mais tarde... e não é da Europa... É mesmo do mundo. Se nós gostamos de ser os mais da Europa, neste particular somos os mais do mundo... do mundo !!! :D
Apenas 25% dos portugueses tem por hábito deitar-se antes da meia-noite. Sabendo que já diziam os nossos avós, deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer; faz com que nós sejamos todos uns tristes doentes anões. Mas verdade, contou-me um espanhol (esses grandes noctívagos), deitar cedo torna as pessoas optimistas. Daí, o nosso eterno pessimismo.
Fique registado, sempre que posso, pertenço aos 25%.

Estou tão desinspirado :(

domingo, março 20, 2005

Ando a faltar aos treinos

Hoje estou com sono e cansado.
Talvez seja por ontem ter ido a uma discoteca. Algo que não tinha ainda acontecido em 2005 (tirando a passagem de ano).

sábado, março 19, 2005

Política

Sempre pensei que quando escrecesse um blog ia falar mais de política. Não o tenho feito. Hoje escrevo um apetizer. Uma definição que tem alguma lógica:

Estado: Entidade cujo propósito é a manutenção do monopólio do uso da força num determinado território.

O Estado é um monopólio territorial. Não existem 2 estados no mesmo território;
Como todos os monopólios, é extremamente ineficiente;
Usa a força, nem que seja em carácter dissuasor. E é monopolista. Mais ninguém o pode fazer.
Recolhe os benefícios de tal monopólio através da usurpação de recursos da sociedade.

Pronto. Agora vou buscar livros de microeconomia a casa a preparar-me para escrever sobre bens públicos, externalidades e ineficiências de mercado.

sexta-feira, março 18, 2005

Places to stay

Há uma ideia que me ocorre ocasionalmente. Tendo eu a sorte de já ter visitado vários sítios, tinha pensado ter um mapa onde punha marcas de sítios onde já tenha estado.
Nunca levei a ideia para a frente e duvido que alguma vez a faça. "Marcar" coisas como troféus não me seduz. Gosto de ir aos sítios, estar e deixá-los no passado.
No entanto por brincadeira, continuei a imaginar... em quantas localidades já dormi ? Dormir no sentido de me deitar numa cama e passar uma noite a DORMIR !!! Excluo as noitadas e as directas ou as noites mal dormidas.
Fiz a lista, pelo menos das que me lembro.
O número final fica abaixo do que tinha imaginado. Mas o que me surpreendeu mais, não foi onde dormi... Foi onde não dormi.
Acredite-se ou não, algumas cidades que numa primeira ideia deviam constar, não estão. Vila Franca de Xira ou Coimbra. Faro e Beja também não estão. Mas a que me deixou mesmo incrédulo foi... Lisboa.

quinta-feira, março 17, 2005

25 segundos

O estádio Universitário de Lisboa tem um excelente complexo de piscinas. O tanque principal é uma piscina olímpica. 50 metros de comprimento. 8 pistas com 2 resguardos para a borda que têm a largura de uma pista. Profundidade de 2 metros nas topos com 2,2 no meio. Sabendo que cada pista tem a largura de 2,5 metros, dez pistas são 25 metros. Numa óptica de rentabilização do tanque, é frequente (segundas, terças e quintas) disporem as pistas à largura.

Um piscina curta tem 25 metros de comprimento. Numa aula de 45 mintuos, é normal nadarem-se cerca de 60 piscinas. 16 de aquecimento, 16 de técnica, 24 de parte principal e 4 a recuperar.

Para um nadador mediano como eu, os 25 metros cumprem-se em aproximadamente 25 braçadas de crol. Em velocidade de cruzeiro, sempre no estilo mais eficiente que é o crol, demoram-se cerca de 25 segundos a fazer esta distância.

Há alturas em que 25 segundos são uma eternidade.

quarta-feira, março 16, 2005

Eu declaro morte ao frio

Ontem tomei a decisão de deixar o sebre-casaco em casa. Agora há que passar para o algodão. O calor está aí !!! :)

15 de Março

... Hoje / Ontem foi o dia do meu trigésimo primeiro aniversário.

Estava para escrever sobre o grande acontecimento do momento que é o regresso do PSL à CML, mas achei que eu sou mais importante que esse projecto promessa de político eternamente adiado.

Pois é. Até parece que foi ontem que ali numa clínica no Bairro de S. Miguel, em Lisboa, naquela tarde de Março de 1974 eu nasci.

E manda a tradição que o dia do nascimento de todos os anos seguintes seja comemorado como uma data especial. Mais uma daquelas tradições que não tem muita lógica, mas que toda a gente cumpre.

O dia foi o mais normal que pude tentar arranjar. O meu telemóvel novo não recebia chamadas. O que é sempre uma coisa chata, especialmente no dia como o de hoje em que toda a gente decide ligar. Telefonei para o atendimento ao cliente da operadora que me resolveu o problema até relativamente rápido.

E foi correndo o dia, a trabalhar numa folha de Excel maravilha que volta e meia encravava. Mas em que tudo correu pelo melhor.

Às sete e meia começou o festival. Devo ter recebido 10 telefonemas em pouco mais de meia hora. A todos o meu obrigado. Mas o conselho a futuros aniversariantes: Não tenham dois telemóveis !!! É chamadas num, é chamadas no outro. É chamadas perdidas num porque se está à conversa no outro. Porqueries !!!

A noite foi jantar com a família e convívio no café do costume. A tradição ainda é o que era.

terça-feira, março 15, 2005

Hoje fui ao cinema

O dia começou mal. O colega que foi para o hospital na quinta (o segundo), parece que passou muito mal o fim de semana. No próximo fim de semana tenho que ir visitá-lo que neste não consegui ligar-lhe. Não devem deixar ter os telemóveis ligados nas unidades de cuidados intensivos, que até compreendo.
As melhoras rápidas, João.

Da parte da tarde construi uma folha de Excel monstra que passa a vida a encravar. Demorei 2 horas para fazer um copy+paste para descobrir que está mal. Amanhã há que começar quase do zero.

Fui jantar fora, e ao cinema com amigos. Ao menos o dia acaba bem. A magnífica Rachel Weisz mais uma vez a fazer de vítima de um qualque diabo que a quer matar para vir à terra. Parece a múmia outra vez. Mas este achei melhor. Pelo menos os efeitos especiais parecem mais reais. Constantine, para quem gosta de terror. O melhor foi ver a apresentação do que aí vem em Maio.

Entretanto passou a meia noite...

domingo, março 13, 2005

Us 3

O concerto de terça-feira no Santiago Alquimista está esgotado. Não há drinks para ninguém. Talvez Asterixe na terça.

Viver mata

O Governo adverte que o trabalho prejudica gravemente a saúde.

Na quinta-feira foi outro colega meu parar ao hospital. Parecemos tordos !!!

O sonho...

Gala está deitada, nua, tranquilamente a dormir junto ao mar. Braços cruzado atrás da cabeça prostrada para trás. A imagem da tranquilidade. Ao seu lado uma romã flutua no ar, ao lado da qual uma abelha voa.

No centro da imagem desenrola-se o sonho. Uma enorme romã aberta, mostra os bagos vermelhos. Da romã sai um enorme peixe laranja de boca aberta. Da boca do peixe saem dois ferozes tigres. O som inconfundível da abelha a tornar-se ameaçador. E eis na frente dos tigres a baioneta, o ferrão, a arma apontada ao braço de Gala, fazendo prever o fim do sonho.

É assim o sonho provocado pelo voo de uma abelha em redor de uma romã um segundo antes do acordar de Salvador Dali.

Escusado será dizer que o acho genial. Escusado será dizer que acho este quadro a essência do movimento surrealista. Os quadros em que os pintores pintam sonhos, ou cenas que os evocam.

O meu único problema no meio disto é que ainda não decidi muito bem onde vou pendurar o raio do poster...

quinta-feira, março 10, 2005

Pelos caminhos de Portugal...

Ele há uma estrada que vai de Carcavelos a Sintra. Não há muita gente fora da zona que a conheça, mas é certamente um percurso muito movimentado. Fiz este caminho no passado para ir à Ericeira, ou para as praias de Sintra - Praia Grande, Azenhas do mar. Acontece que estou a acompanhar um trabalho na zona de Algueirão e, eu, detestando andar em auto-estrada, utilizo preferencialmente este caminho.
É uma estrada que recomendo aos amantes das belas paisagens que se desloquem a Sintra para se deliciarem com sua a paisagem (de Sintra, claro). O choque elevará Sintra a uma das 7 maravilhas do mundo. O horror desta estrada, torna o IC 19 um percurso pitoresco. Acho que nem a América Latina consegue ser tão feia como este bocado de Portugal.
As casas amontoam-se no meio de armazéns amontoados no meio de casas. Olha-se em volta e vê-se uma confusão de construção sem ordem e sem beleza, curiosamente emoldurada pela majestosa e verde serra de Sintra com o seu magnífico palácio altaneiro.
Mas mérito tem que ser dado aos portugueses que baptizaram as povoações que vão aparecendo no caminho. Se bem que nunca saiba muito bem onde começa uma e acaba outra, os nomes sucedem-se: Abóbada, Trajouce, Albarraque e claro, Abrunheira. Certamente devem ser primos dos que baptizaram outras terras aqui também na zona: Cabra Figa ou a celebrérrima Ranholas.

As aventuras de um auditor em Lisboa

Depois de ontem ter estado sem assunto, hoje guardei alguns eventos para mais logo (agora) escrever. Acontece que até sai cedo, no termo tarde da palavra. Quando saía, todo contente por ainda ir ter tempo para escrever como deve de ser, comer como deve de ser, saborear o serão como deve de ser... Dou com dois colegas no átrio.

Parece que um dos colegas se sentiu indisposto e estavam a apanhar ar. O que eu pensei uma indisposição passageira, rapidamente se tornou em tonturas e 112 com ele.
Tardou a chegar a ambulância, muita calma é que malta precisa, e Curry Cabral com o meu colega. Fomos até lá, esperámos que saisse, nada de grave, apenas um pico de tensão.

Com isto lá se foi a ideia de um bom jantar... quer dizer... acabou agora de sair do lume !!! :)

As melhoras, Nuno !

As restantes histórias do dia ficam aqui (em papel) apontadas para quando estiver como ontem sem assunto.

[update]: Onde se traça a linha entre o profissionalismo e a loucura ? Quando saí, ainda lá estava. Sinal que já está bom. Ao menos isso.
Sim, JMM, eu mudei para ter um emprego mais agitado !!! :)

quarta-feira, março 09, 2005

Ando mesmo a ficar sem assuntos

...

segunda-feira, março 07, 2005

Domingos agitados

Hoje cheguei ao escritório bem cedo. Carro na garagem, fui ao meu andar deixar o portátil e o trabalho de casa (aka TPC), desci para tomar o café. O átrio estava cheio de gente. Ninguém conhecido. Segue-se para o café, volta-se e átrio cheio de gente.
Passa a manhã.
À hora de almoço, veio uma colega entregar uns trabalhos. Logo rodeada pelas secretárias para contar a aventura.
Agora relato na terceira pessoa:
"Ontem (Domingo) estive até às oito e meia. Quando desci, entraram uns fulanos no segundo andar de computador debaixo do braço. No átrio encontrei-me com uns colegas do tax, enquanto os fulanos saíram para a rua. Fui para o carro estacionado à porta e comecei a pensar, que raio de gajos eram aqueles quando olho e os vejo a correr pela Av. da República abaixo. Onde está o segurança? Liguei para a polícia."
Ao que se consta. Passaram ontem 10 polícias a noite à procura de uns fulanos que assaltaram os escritórios de uns vizinhos nossos nos andares mais baixos. Levaram portáteis e não conseguiram levar os ecrãs de plasma.
O segurança, coitado, sofreu o segundo assalto da vida, e após ter sido forçado a dar as chaves, foi atirado do segundo andar. Está no hospital a recuperar de uma fractura da perna.
A sorte da minha colega !!! Não viram que tinha um portátil a tiracolo.
Se mais não houvesse, aí está um bom motivo para não trabalhar ao Domingo.

domingo, março 06, 2005

Dia estúpido

Estou sem assunto para escrever. Aliás, nem me apetece escrever.
Fui buscar o segundo quadro. O Alverca perdeu. Ontem fui ao Santiago Alquimista ver os Irmãos Catita. Soube-se a composição do novo governo. Continuo a ter um professor no executivo. Desejo-lhes bom trabalho. O Blog tem mais de 100 page views.
Domingo. Dia estúpido. Amanhã é segunda!

sábado, março 05, 2005

Agenda

5 de Março
Irmão Catita no Santiago Alquimista

15 de Março
Us3 no Santiago Alquimista - Pago 1 drink aos meus amigos que lá forem (se houverem bilhetes)

9 de Abril
Rádio Macau no Fórum Lisboa

27, 28 e 29 de Maio
Festival Super Bock, Super Rock no Parque Tejo

A intenção está marcada !

sexta-feira, março 04, 2005

Hayek

"This is what I believe!"

http://www.angelfire.com/rebellion/oldwhig4ever/

E na Wikipedia também, claro está.

Cinderela

Hoje sai do escritório a assobiar a canção Cinderela do Carlos Paião. Olhei para o relógio e era meia noite. Tem tudo a ver !!!
Uma pita à porta da Kapital onde havia festa. Toda a gente de fatinho ou smoking. E eu a pensar que já fui assim, em que ir a uma festa da socielite era o máaaaaaaaximo !!! Ugh ! Tempo de vir para casa e escrever o blog.

quarta-feira, março 02, 2005

Mais um dia

Ando a ficar cansado. Irritado. Sem paciência. Ando a ser perseguido por pendentes. Tenho que ler a declaração de princípios para ver onde estou a errar.

Cheguei a casa, primeira coisa a fazer, ligar o computador para pôr o iTunes a tocar. É bem melhor que o WMP nem que seja por não ter aqueles desenhos estúpidos a passar (isto também respondendo ao Under). Permite alterar o nome do artista, do album, dar nota, definir os géneros. Ainda tenho que testar a questão das playlists. Para além de tocar música e servir num futuro próximo para fazer interface com a minha aparalhegam portátil aka iPod. E é mais user friendly que o WMP. Carrega-se a livraria e é só pôr a tocar !!!

Troca-se de roupa, claro, do fato já estou farto. E como está frio, não me queixei, liga-se o ventilador.

Prepara-se o peixe, desliga-se o esquentador para libertar a tomada para ligar o grelhador. Põe-se o peixe na grelha.

Não me apetece cozinhar, espreito na arca para ver o que lá tenho, e descubro uma caixa com arroz. Fixe !!! Arroz no prato, prato no micro-ondas, timer e liga-se. Ouve-se um claque e fica-se às escuras !!!

Tudo corre bem... para ajudar a festa o computador no reboot anda a teimar em não reconhecer o rato. PQP. O que vale é que estou a conseguir desenrascar-me só com o teclado. Tenho que me deixar destas modernices apaneleiradas e comprar um rato com fios.

terça-feira, março 01, 2005

Crónica matinal (escrita à noite)

Hoje de manhã julguei que o termómetro do carro tivesse avariado. Só dava zeros !!! Para mim, que ontem já escrevi estar farto do frio, começa a irritar. Sim, porque não me cheguei ainda a acustumar a esta eterna vaga de frio. E faltei à primeira dose, gozando com tudo e todos dos amenos 15 graus açoreanos. Agora também sofro como todos os mortais. Mas também só custa estender e recolher a roupa.

A radar tem uma rubrica matinal apropriadamente chamada "Good Vibes". Eu não sou particularmente fã de Reggae (sendo simpático), mas tenho que reconhecer que um vibe interessante ouvido de manhã até sabe bem... mas só 1 !!! Pelo que ouvi, gostei particularmente do Jack Johnson que até está para vir a Portugal; e tem uma música muito engraçada no projecto Handsome Boy Modeling School.

Entretanto, seguindo um conselho amigo, importei o iTunes, e acabei de meter tudo o que toca no PC lá dentro. Posso deixar isto a tocar 1,8 dias !!! Ainda está lá o lixo todo, mas estou a gostar de ver a minha musicoteca. Much Better than WMP.